03 outubro, 2008

E essa tal computação nas nuvens....


O conceito de computador e de sistema operacional (Leia-se Windows ou Linux), vai mudar
com essa tal "Computação nas nuvens". Leia, e entenda mais ou menos como isso vai funcionar.

Primeiro, vamos conceituar o que é uma nuvem no mundo da internet.
Na verdade, podemos dizer que a internet toda é uma grande nuvem, vou ilustrar: quando você conversa com alguém do outro lado do mundo, sua mensagem passa por vários equipamentos de rede, como roteadores, servidores, switches. Todo esse conjunto, podemos denominar como uma nuvem.

Sabe aquele computador que você compra de última geração pra rodar deerminados programas? poisé, esse conceito também pode mudar, juntamente com o Sitema operacional a ser utilizado.

Agora que você já sabe o que é uma nuvem, posso esclarecer o que é a computação nas nuvens.
É justamente a nuvem que vai te servir como "máquina mais poderosa", o que você apenas precisa, é de uma máquina, não tão potente, porém com uma conexão com internet brutal, rapidíssima e de alta qualidade.
Só ilustrando, você liga seu computador, ele automaticamente carrega um sistema operacional básico, se conecta a internet, e tudo que você precisa pra realizar suas tarefas, como Word, Excel, fotos, vídeos, o próprio sistema operacional, enfim tudo que você usa hoje, seu processador só vai se preocupar em fazer cálculos pra sua conexão com internet, porque os cálculos de programas que você está utilizando, vão ser feitos pelos servidores espalhados por essa tal nuvem, daí o conceito "computação nas nuvens.
Agora lembre-se que tudo que você utilizar, estará nas nuvens, a segurança é um ponto crucial nos sistemas operacionais.

Sim, e o que eu tenho a ver com isso?

Tudo, como o computador não vai ser tão poderoso, a tendência do preço desse equipamento é ser barato, e isso vai facilitar a vida de muitas pessoas, principalmente países de terceiro mundo.
Outra coisa importante que eu vejo como um ponto super positivo, é a questão do lixo eletrônico, porque hoje pra fazer um "upgrade na máquina", troca-se pelo menos 3 prças importantes (Placa mãe, memória e processador) e as peças anteriores são ultrapassadas e ninguém quer , e aí vai pro lixo, e esse conceito pode mudar bastante com os computadores que utilizam a nuvem.

A Google e a Microsoft estão na corrida, desenvolvendo os Sistemas Operacionais, provavelmente, muito provavelmente o do Google será grátis e a Microsoft (bem vamos ver no que vai dar).

Enquanto isso podemos ficar ainda sonhando com os supercomputadores, eu mesmo final do ano tenho que ver logo, que meus jogos já estão pesados pra minha máquina.

Um comentário:

Dan disse...

cara muito bom esse ae...
hehe..
to ferrado tbm...trocar pc :(


e os jogos pesando foi massa!!!
siuahsiuahsia